terça-feira, 28 de janeiro de 2020

As energias e os chakras na Transição Planetária (Parte 1)


Em uma outra postagem do nosso blog explanamos sobre o conceito de chakras e a sua importância para o equilíbrio de todos os seres humanos. Neste artigo foi ressaltado técnicas para a harmonização dos sete principais chakras. Porém, como sabemos, estamos vivenciando a Transição Planetária, onde a Terra deixará de ser um planeta de provas e expiações e passaremos a ser um mundo de regeneração. Obviamente, a natureza não dá saltos, portanto para evoluirmos o planeta terá que passar por um PROCESSO DE MUDANÇA, e nós, SERES HUMANOS, juntamente com o planeta também iremos nos modificar.

Esta NOVA POSTAGEM pretende esclarecer, para os nossos amigos leitores, os novos estudos em torno das mudanças energéticas e vibracionais, assim como, mostrar a influência das mesmas na anatomia e fisiologia dos chakras.

Outro objetivo de trabalharmos novamente o assunto é que segundo os estudos da Fraternidade Branca e de outras espiritualidades houve uma grande atualização nas abordagens sobre chakras, já que, foi descoberto que não possuímos APENAS SETE CHAKRAS PRINCIPAIS, e sim, DOZE VÓRTICES PRINCIPAIS, fator este que será melhor explicado ao longo das postagens com este título.

Inicialmente, iremos começar explicando sobre alguns tipos de energia que facilitarão o entendimento sobre os chakras e os tipos de energia que passam por eles.



***

Tipologia Energética
Tudo é energia. Em tudo há vibração. Em tudo há vida. É o que a Ciência, junto com a Física Quântica nos vêm demonstrando.

1.   ENERGIA TELÚRICA

A Terra é um ser vivo e, como tal, emana uma série de energias próprias através dos seus chakras. Essas energias oriundas do planeta são denominadas de energias telúricas.
A emanação dessa energia ocorre a partir do centro da Terra, subindo para a superfície terrestre. Como podemos observar as energias do nosso planeta são oriundas do núcleo terrestre e dele saem em todas as direções diretamente para crosta.
Na composição da energia telúrica é possível verificar que suas moléculas são bastante justapostas, ou seja, analisando energeticamente é uma energia extremamente densa e que nos conecta com o planeta em que estamos encarnados.
Como toda energia afeta os seres vivos, com a energia telúrica não é diferente. Ela tem uma função primordial para a manutenção de todo o planeta e de tudo que dele faz parte.
Por sermos seres vivos, para recebermos as energias oriundas do planeta, temos um chakra[1] específico que é capaz de captá-la para posteriormente ser processada, diante a evolução moral do indivíduo. Portanto, o processo de recepção e adequação é diferente de pessoa para pessoa, porém segue um caminho fixado para todos.
A entrada da energia telúrica no ser humano se dá através dos chakras secundários, localizados na região plantar, em cada um dos pés. Por ser um chakra secundário ele apenas transmitirá o fluxo energético recebido até chegar em um chakra principal, onde ali acontecerá o processamento e a reorganização das energias.


2.   ENERGIA CÓSMICA

A Física Quântica afirma que a Energia que está presente em tudo é inteligente e se auto organiza por todo o Cosmos. Alguns a chamam Chi, Prana, outros de Energia Cósmica, e outros de Deus.
A energia cósmica “É”[2], portanto, presente em todo o conjunto macro e micro dos universos, ou seja, em cada molécula, em cada átomo, nos planetas e nas estrelas de todas as galáxias do multiverso, afinal não existe apenas o nosso universo.
Seguindo os princípios do livro Matriz Divina, de autoria do cientista espiritualista Gregg Braden, sabemos que tudo está interligado por intermédio de uma “teia” energética, elaborada pela própria energia cósmica. Portanto, compreendemos assim que todo planeta ou estrela, possuindo a sua própria energia, também emite a mesma para todos os recantos dos universos.
Todos os planetas recebem essa energia e, obviamente, sentem-se mais atraídos e afins com estrelas específicas, as quais recebem delas uma maior intensidade energética.
Nos períodos de transição por exemplo, onde os planetas estão passando de um padrão evolutivo para outro, há uma maior sintonia com orbes mais evoluídos para que eles estimulem através de suas energias a mudança do padrão moral necessário para a humanidade que ali habita.
Todas as energias emitidas de planetas para planetas são consideradas energias cósmicas que tem a função de estimular a evolução planetária e individual de cada ser. Obviamente, uma energia de alto padrão vibracional como essa, precisa de mecanismos específicos para o processamento no corpo humano.
As energias cósmicas são sintonizadas e recebidas pelo nosso chakra cororário[3] e a partir dele são processadas para os demais vórtices energéticos principais. Este chakra é completamente interligado a evolução moral do ser, portanto quanto maior o diâmetro dele maior é o nível de moralidade do indivíduo. Por isso, nas imagens e nos desenhos animados onde anjos aparecem, sempre há um círculo dourado acima de suas cabeças. Isso é a representação da expansão do chakra coronário.
Quando o diâmetro do coronário começa aumentar significa que aquele ser está buscando a conexão com Deus, manifestada através das energias cósmicas. Portanto, esse tipo de energia estimula o processo de reforma íntima e pessoal, assim como, nos conecta ao Criador.

3.   ENERGIA BIOLÓGICA

Para melhor compreendermos a energia biológica precisamos entender que existe o Campo de Energia Universal (C.E.U), representado pela energia cósmica, e o Campo de Energia Humana (C.E.H) representado pela energia biológica e peculiar a cada indivíduo. Essa energia, assim como a íris do olho ou as digitais nos dedos, identifica o ser em todo o universo. Não há uma igual a outra!
O campo de Energia Humana ou aura é a parte da energia universal associada ao corpo físico. Alguns chakras específicos metabolizam a energia do Campo de Energia Universal para o Campo de Energia Humana, que quando unidas a energia telúrica formam, no chakra cardíaco, a energia biológica do indivíduo.
Essa energia é a que emanamos para o outro em práticas como o passe e a terapia espiritual.
Cada ser tem um potencial energético exclusivo, mas que pode aumentar através da reforma íntima e do trabalho com terapias vibracionais.



[1] Para melhor compreensão verificar os estudos referentes ao chakra da base que será postado em breve.
[2] A utilização proposital do termo “é” no lugar da palavra “está” foi devido a crença que a energia do princípio inteligente ou energia cósmica não pode estar presente, afinal essa expressão nos remete a algo temporário, algo que pode repentinamente ficar ausente. A utilização do verbo ser estimula o pensamento contrário, ou seja, essa energia é presente porque ela é o princípio fundador de tudo.
[3] Para melhor compreensão verificar os estudos referentes ao chakra coronário que será postado em breve.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

O que é Holismo?



A holística ou ciência holística – do grego hólos: total, completo, inteiro – é uma multidisciplina nascida da fusão, do desenvolvimento progressivo e sistemático de outras disciplinas, tendo como objetivo principal o estudo de uma cadeia de elementos que envolve universo-homem-energia.
As pesquisas dessas novas ciências têm como foco fatos de natureza não-física – extrafísica, extracerebral, transcendente, metafísica ou energética. Para a ciência holística, a energia é o denominador comum de todos os fenômenos, ainda que escapem de seu raio de investigação.
Convém lembrar que a realidade energética não é invenção de um grupo de pseudocientistas; ao contrário, desde a Antiguidade essa matéria já interessava às diversas escolas e era do conhecimento dos sábios e seus aprendizes, religiosos ou não.
Todas as ciências avançam a cada dia, tendo como base teorias e hipóteses formuladas e testadas por pensadores de várias épocas, e não é diferente com relação à ciência holística. Estruturada nas chamadas paraciências e nas manifestações da energia, porém sem desprezar os avanços científicos e descobertas laboratoriais, a psicobioenergética ou holística emerge como um campo merecedor de crédito. O sentido dessa disciplina, que nasce inspirada numa nova visão de humanidade, encontra no modelo humano parafísico grande manancial de possibilidades: a metodologia psíquica.
Quando se analisa o ser humano sob a ótica da ciência holística, ele é considerado uma unidade biológico-energética e psicológico-espiritual. Portanto, a mais relevante informação ou contribuição da holística é o fato de o ser humano ser visto e estudado como consciência inserida num contexto energético e biodinâmico. Ou seja, ela é acima de tudo, transpessoal em suas múltiplas manifestações e aplicações. O holismo toma o conhecimento de diversas disciplinas e o sintetiza numa abordagem unificada, desaparecendo as fronteiras e divisões entre normal e paranormal, anímico e mediúnico, natural e sobrenatural. Na holística, a dualidade e as diferenças perdem força, pois que considera o todo, o cosmos, como uma síntese de todas as manifestações da vida.
Quando se examina determinado objeto sob o ponto de vista holístico é que se nota, com clareza, a diferença básica entre essas disciplinas e as escolas de pensamento ortodoxas, acadêmicas. Tomemos, por exemplo, uma barra de ferro. Ao considerá-la como objeto material, vê-se que é rija, consistente, de uma matéria totalmente intransponível ao homem comum. Porém, sob as luzes de uma nova física, sabemos que a barra de ferro tem apenas uma forma ilusória, pois ela é constituída de uma infinidade de moléculas e átomos que conferem à estrutura física do objeto a aparência de concretude. Ensina a ciência contemporânea que, na área compreendida entre as moléculas e átomos, predomina... O espaço vazio! Como pode o espaço vazio ser concreto e intransponível?
Segundo as ciências extrafísicas, o espaço existente é preenchido por formas fluídicas ou energias que mal podemos enumerar ou conhecer. Sob esse ponto de vista, muitos dos objetos que vemos ao redor, de aparência estática, são, na realidade, associação de milhões e milhões de moléculas, de átomos e energias em movimento incessante, perfeitamente influenciáveis por outras energias, que poderão interferir em sua estrutura atômica e modificar por completo nosso acanhado senso de observação e a referência acerca de muitas coisas ditas materiais.
Também no campo da psique, da psicologia, tudo é permeado pela energia e pode ser modificado por emissão e manipulação dessa energia primordial, primitiva, da qual tudo no universo se origina e dentro da qual tudo vive, vibra e se movimenta. Enfim, tudo é energia.
Apesar de a energia imanente não ser algo conhecido em suas minúcias e poder parecer abstrata, é impossível negar-lhe a realidade, quando o indivíduo se dispõe a apreciar seus efeitos palpáveis. Aliás, esse é rigorosamente o mesmo método pelo qual estudamos a energia elétrica, por exemplo. É fato que ninguém jamais “viu” a eletricidade; concluímos que ela existe observando seus efeitos: a luminosidade da lâmpada, a resistência que se aquece, o choque na tomada, o motor que se move...
A aura humana, de natureza eletromagnética, é amplamente estudada e catalogada por diversos pesquisadores e cientistas, que abordam o chamado bioplasma e os eflúvios bioenergéticos por meio do estudo da fotografia eletrônica. Todo ser humano, assim como os demais seres vivos do planeta, emite constantemente energias magnéticas e térmicas.
Manifestações de energias bioelétricas e ondas psicoelétricas, por exemplo, as quais têm origem no pensamento e na consciência por meio do cérebro, podem ser observadas utilizando-se o eletroencefalograma. Ocorre algo semelhante com determinados exames, como o eletrocardiograma, e com outros recursos da bioeletrônica.
No estudo da consciência, podem-se citar ao menos dois tipos de transmissão bioenergética, Primeiramente, o passe magnético, composto de energias orgânicas, neurológicas, humanas, fisiológicas e ectoplásmicas. Depois, o passe misto, humano-espiritual, com elementos biomagnéticos e outros de origem extrafísica e parafisiológica. Assim, eminentes pesquisadores e cientistas têm-se curvado diante dos resultados obtidos com a aplicação dessas energias na restauração da saúde humana.
A transmissão e absorção das bioenergias alteram substancialmente o movimento molecular, causando impacto na estrutura orgânica. A respiração realizada correta e pausadamente, com ritmo adequado, influencia desde o batimento cardíaco até o fluxo sanguíneo. Além de vitalizar o organismo de modo intenso e manter a ordem no sistema biológico humano, a respiração é capaz de interferir fortemente nos estados de consciência, chegando até a determinar o humor daquele que administra ou se submete à bioenergética. Também a água, quando submetida a emissões de bioenergia, ganha coloração e odor, sofrendo alterações em suas propriedades elétricas; assim, ao ser ingerida corretamente, o indivíduo alcançará ótimos benefícios.
Em experimentos realizados em laboratório, constatou-se que a bioenergia, ao ser ministrada por um doador em outro ser humano, pode alterar sensivelmente a qualidade da saúde e deter, diminuir ou extinguir sintomas mórbidos que porventura estejam a agredir o receptor. É notável, porém que em certos casos esses experimentos mencionados, obtêm-se resultados mais ou menos satisfatórios; mas essa oscilação é motivo para rejeitar a bioenergia como terapia? Acaso os medicamentos alopáticos e os tratamentos mais sofisticados têm eficácia 100% garantida? Acaso não obtêm efeitos bastante distintos entre os pacientes? Os severos limites da quimioterapia, por exemplo, sem falar nos seus graves efeitos colaterais, constituem razão para descarta-la como procedimento médico em certos casos de câncer?
A realidade da bioenergia, segundo os paradigmas da teoria holística, e sua atuação no organismo humano já são aceitas em diversos países do mundo, alguns dos quais já regulamentaram as chamadas terapias naturais, como por exemplo, a acupuntura, entre outros. Enfim, essa realidade é a cada dia mais reconhecida por diversas escolas, em diversas latitudes do planeta, até mesmo por expoentes da medicina tradicional, tanto quanto nos tratamentos das ciências emergentes.
Dentre os paradigmas adotados pela holística, destacamos três:
1. Multidimensionalidade:
O ser humano é um complexo de energias que vibra e existe em diversas dimensões além da física. O universo não se resume à parte visível ou material. E mesmo a realidade material não se restringe ao que se vê. Além dessa “camada” tangível, há dimensões, planos ou vibrações que transcendem aquelas que os cinco sentidos humanos podem captar. A natureza humana é, portanto, multidimensional, como o próprio cosmos ou universo.
Apenas como exemplo, além da dimensão física, podemos citar a dimensão etérica, onde existem e vibram energias bioplasmáticas, etéricas ou ectoplásmicas – todas pertencentes à realidade material, transitória, mas ligada invariavelmente ao componente além-físico do mundo etérico. Neste campo, perfeitamente perceptível por meio de instrumentos, como a câmera kirlian, os equipamentos radiônicos e outros tantos, desenvolvidos nos últimos 60 anos.
2. Holossomática:
A estrutura física não é a única componente do ser humano. O próprio sistema físico traz em si uma matéria intermediária, menos densa, embora ainda considerada de natureza material: é a matéria etérica. O corpo etérico ou duplo etérico, duplicata do corpo físico, é o elo que liga a consciência às energias próprias desse campo.
Além do âmbito etérico, temos o corpo astral, também conhecido como psicossoma ou corpo emocional; mais além dos domínios do corpo psicossomático, adentramos na dimensão mental: de um lado, o corpo mental inferior ou concreto; de outro, o mental superior ou abstrato. Após a dimensão mental, existem outros corpos mais, sempre de natureza superior e, portanto de terreno ainda pouco conhecido.
A holossomática, ou a existência de vários corpos, de constituição energética diversificada, abre amplo leque de temas para estudo e realizações, e oferece grandes possibilidades de abordar as dificuldades humanas sem confundir efeitos e causas. Ao conhecer a disfunção e as características dos corpos energéticos, não se poderá confundir o efeito, no físico, com a causa, que está, muitas vezes, radicada numa dimensão extrafísica.
Assim, podemos entender por que diversos medicamentos não surtem o efeito esperado em determinadas pessoas, ou tampouco produzem qualquer efeito. É que, frequentemente, no tratamento, o médico ou o terapeuta enfocam apenas a realidade física, desconhecendo ou menosprezando a realidade energética e a existência dos demais corpos, que podem estar adoecidos e que reclamam por uma abordagem diferente daquela condicionada pela visão estritamente materialista e academicista.
3. Bioenergética:
Existem diversas formas de manifestação das energias da vida. O mundo moderno é baseado no uso e na transformação das energias da natureza, que são manipuladas pelo ser humano. A energia original, primitiva, cósmica, ao entrar em sintonia com o organismo humano, transforma-se em bioenergia, ou energia biodinâmica, biológica e vital.
A manipulação da bioenergia e de suas diversas formas de manifestação é passível de ser realizada com extrema eficácia. Também conhecida como magnetismo, magnetismo animal, energia consciencial ou fluido vital, o descenso vibratório da energia original ou cósmica para a realidade humana é algo amplamente conhecido desde a Antiguidade, mas só recentemente admitido, no contexto do mundo moderno.
Texto retirado da nossa apostila de Apometria.

Foto: unasapientia.com

#Energia #Espírita #Espiritismo #EstudoEspirita #Tecnicas #Apometria #Quantico #Espiritualismo #Reike #FraternidadeBranca #Energias #Materia #FluidoCosmico #FluidoUniversal  #Fluido #EnergiaSolar #EnergiadasArvores #EnergiadaAgua #EnergiadaNatureza #Holismo #Bioenergia #Aurea

Estudo das Energias



ENERGIA (matéria, energia cósmica, energia telúrica, energia singular humana, energia da natureza)
ENERGIA E MATÉRIA
A palavra energia deriva do nome grego energés, que significa atuar. Por sua vez, essa palavra vem de outra, érgon (obra, trabalho, ação). Assim sendo, a energia, em qualquer de suas manifestações, refere-se a algo real, efetivo, embora nem sempre perceptível, mas que atua de forma concreta no universo, produzindo efeitos variados.
Einstein foi o primeiro cientista a demonstrar em suas observações e deduções, de forma interessante e satisfatória para o espírito científico, a íntima identidade entre matéria e energia e a possibilidade de se transformar uma em outra: matéria é a condensação da energia; energia é a desintegração da matéria.
Energia e fluido não são a mesma coisa. Fluidos resultam da modificação da matéria elementar, primitiva, e estão situados entre a matéria propriamente dita e o estado primordial, do mesmo modo que a energia, mas ambos são elementos essencialmente diferentes. Tanto que a energia, segundo inúmeras observações de seres extrafísicos, como modificação dessa mesma matéria elementar, possui elementos dispersos que, uma vez condensados, constituem-se no elemento que denominamos matéria.
Listamos alguns atributos básicos da energia. Ela é primária, pois existe desde o mais remoto instante da criação; é imanente, uma vez que está presente em tudo; e cósmica, isto é, permeia toda a extensão física e vibratória do universo. Além disso, sua presença é impessoal, já que independe dos seres ao seu redor, apesar de lhes estar sujeita à manipulação e transformação.
Também denominada campo, campo eletrostático ou eflúvio, ou ainda energia astral ou biorradiante, fluido cósmico universal, enteléquia e força dinâmica ou força biodinâmica, entre outros nomes.
Em cada passo que damos em direção ao futuro, aumenta a consciência das pessoas, e dos estudiosos particularmente, a respeito dos componentes energéticos da vida e de suas consequências. Inúmeros profissionais da saúde têm deparado com quadro de doença ou de recuperação que evidenciam lacunas gigantescas no modelo de explicação tradicional. Por que alguns portadores do vírus HIV desenvolvem aids e outros são capazes de permanecer saudáveis por anos a fio,  até deixando de ser soropositivos? Porque certos pacientes respondem ao tratamento e outros não, quando a patologia é rigorosamente a mesma? Por que a prece fortalece o sistema imunológico e favorece a recuperação, conforme estudos recentes demonstraram?
O planeta evolui de modo a levar a humanidade a explorar progressivamente o enorme manancial de energias à disposição. Porém, essa evolução dá lugar ao aparecimento de um emaranhado de invenções e invencionices, de indivíduos com faculdades duvidosas e oportunistas, proliferando-se pelo mundo das seitas, gurus ou mestres, que se dedicam a apresentar métodos e fórmulas que lançam mais dúvidas que luzes acerca da verdade palpitante de um tema tão explorado na atualidade. Entretanto, em oposição às pessoas deslumbradas e aos métodos estranhos, mais afeitos a ritualismos exóticos do que a uma metodologia científica, estão os pesquisadores e estudiosos sérios que abordam o panorama energético com um vocabulário claro e sempre aperfeiçoando a metodologia de suas investigações.
Os pesquisadores da ciência convencional ou acadêmica determinaram, pelas suas observações, quatro tipos básicos de manifestação da energia ou das interações energéticas:
- A energia de ordem gravitacional, sentida ou percebida na força da gravidade, a qual é proporcional à massa dos corpos celestes, pois quanto maior sua massa, mais intensamente atrairão para si a matéria em derredor, ou seja, a gravidade é mais forte onde há, no espaço, maior convergência de matéria. Mas, paradoxalmente, também age onde há ausência de matéria, nos aglomerados de energia, em forma de coágulos ou energia condensada, como no caso dos buracos negros – que possuem campos gravitacionais tão intensos que nem sequer a luz e a irradiação eletromagnética escapam de sua poderosa força atrativa. Verifica-se a atuação da força gravitacional inclusive entre as partículas subatômicas, que são dotadas de massa infinitamente pequena.
- As energias catalogadas como fracas, de existência admitida e constatada ao se analisarem os níveis subatômicos, das partículas elementares com propriedades radioativas.
- A energia de natureza eletromagnética, as quais dão origem à maior parte dos estudos da física atual.
- E as energias classificadas como fortes, responsáveis pela união dos núcleos das partículas elementares no mundo microscópico. Apesar do fato de que a matéria é energia condensada e coagulada, ser aceito pela maioria dos cientistas, ainda se vê, posturas materialistas, arcaicas e retrógradas por parte da ciência acadêmica, que rejeitam muitos avanços científicos.
Porém, uma coisa é certa: a energia em si não pode ser criada nem destruída por nenhum método conhecido entre os humanos mortais, e é cada vez mais notória e comprovada a ideia de que ela pode ser transferida, modulada, transformada, transmitida ou captada e direcionada conforme a vontade, os recursos e a habilidade de quem a manipula.
ENERGIA CÓSMICA
O espiritismo, através do estudo das leis da vida, revela a existência da energia cósmica universal, ou simplesmente energia cósmica, também conhecida como fluido cósmico; essa é a energia que comanda a formação de tudo o que existe no universo. Absolutamente tudo se deriva dessa energia ou fluido primordial.
A energia cósmica é universal e imanente a todo o universo; ocupa todo o espaço, mas em diferentes concentrações, o que produz uma variedade de fenômenos, muitos ainda desconhecidos, tanto no universo físico quanto no extrafísico.
É primordial, é a gênese de todas as formações materiais e energéticas do universo, com todo o seu repertório de fenômenos.
Uma das características mais marcantes do fluido cósmico é o fato de ser completamente livre daquilo que nossos cientistas denominam de massa. Embora seja inteiramente destituído de massa, ele próprio é o responsável pelo o surgimento da matéria na sua diversidade de formas e densidades.
O movimento giratório, que impulsiona as formações primitivas e iniciais dos fenômenos ligados mais diretamente à dimensão energética. Surgem as diversas ondulações e remoinhos de matéria elementar, os quais reproduzem em si o sentido giratório do fluido universal. Isso nos faz entender o porquê de os vórtices ou chackras do Duplo Etérico também descreverem trajetória circular no processo de absorção e transmutação das bioenergias.
Ao lidarmos com a matéria astral, etérica ou mental, estaremos lidando com o fluido cósmico modificado e adaptado segundo suas diversas particularidades.
As concentrações naturais de fluido cósmico tendem a formar conjuntos de elementos, organizações cósmicas, evolutivas, os quais atingem o ponto máximo de sua ascensão e depois se reorganizam ou mudam de sentido, involuindo até dissolver-se, simplificar-se ao máximo, retornando à simplicidade original.
A concentração do pensamento de consciências extrafísicas evoluídas produz a fusão de correntes de fluidos de natureza cósmica e agrega a energia primordial, fazendo surgir o elemento material onde ele, até então, não se manifestava. Essa é a base das criações mentais permanentes e impermanentes, nos diversos departamentos da vida extrafísica.
A matéria que hoje é perceptível e inerte pode ser transformada pela ação da energia cósmica e ser reorganizada. Sob a atividade das inteligências cósmicas responsáveis pela criação, operam-se as transformações em formas vivas e orgânicas, surgindo os estágios iniciais ou manifestações primitivas dos átomos espirituais ou mônadas.
Uma camada de fluido cósmico se move em torno da Terra e a interpenetra. Juntamente com essa camada fluídica, outra de natureza psíquica faz parte da estrutura planetária; é elaborada pelo material mental ou psíquico oferecido pelos seres conscientes, estagiários da escola terrestre.
O fluido cósmico, ao ser assimilado pelos organismos vivos, transforma-se em fluido vital. Tal ocorrência é realizada incessante e automaticamente, sem o concurso da vontade.
Qualquer sistema de cura ou tratamento, transmutação ou modulação de energias trabalha com a energia cósmica já modulada e convertida em fluido vital, animalizado. Sempre que a energia do cosmos estabelece contato com o elemento orgânico, a que chamamos corpo físico, ela se animaliza, pois o corpo físico é um transformador natural e mecânico da energia cósmica universal.
O movimento da bioenergia dentro do organismo humano cria uma estrutura etérica e, ao mesmo tempo, uma via energética que utiliza um sistema de distribuição composto por nadis e meridianos.
Usamos a energia cósmica na Apometria para:
- Melhorar o sistema imunológico Reprogramar nossos pensamentos – Limpar, reorganizar e harmonizar as mitocôndrias para estimular sua produção energética – Desbloquear o fluxo de energia principalmente entre o Duplo Etérico e o Corpo Físico, assim como entre os outros corpos.
ENERGIA TELÚRICA
A Terra é um ser vivo e, como tal, emana uma série de energias próprias, chamadas de energias telúricas. A emanação dessa energia ocorre a partir do centro da Terra, subindo perpendicularmente à superfície terrestre e incorporando, ao longo desse caminho, propriedades diferentes conforme o tipo de solos, depósitos minerais e veios aquíferos por que passa.
O termo telúrico vem do latim tellus que significa terra. Este termo tem sido empregado há vários séculos por numerosos investigadores e radiestesistas, para definir as energias relacionadas à terra. A energia Telúrica é uma corrente elétrica de baixa frequência que se movimenta debaixo da terra e nos oceanos. Já fartamente comprovada pelos cientistas, essa energia é ainda quase totalmente inexplorada por falta de interesse das autoridades. Afinal de contas, para quê investir em energia gratuita para a população quando se pode cobrar por ela?
Correntes telúricas são induzidas geomagneticamente por mudanças na parte externa do campo magnético da Terra, que geralmente são causados ​​por interações entre o vento solar e os magnetosfera efeitos de radiação ou solares na ionosfera. Estas correntes são conhecidas por terem diurnas características que a direção geral do fluxo é para o Sol.  
Como toda energia, ela afeta os seres vivos – plantas, animais e os homens – de forma positiva, como o magnetismo, ou negativa, como veios d’água subterrâneos. É por isso que antigamente seguia-se uma série de regras antes de construir casas, vilas ou cidades.
É o equilíbrio dessas duas energias, CÓSMICA (que vem do alto) e TELÚRICA (que vem do subsolo), que tornam um lugar agradável de se viver.
Quando a ENERGIA TELÚRICA está mais forte que a ENERGIA CÓSMICA, teremos nesse local o que chamamos de ENERGIA NEGATIVA, e pessoas mais sensíveis sentem uma sensação de mal-estar.
As patologias provocadas pelas energias telúricas seriam causadas por essas energias telúricas negativas. Segundo pesquisadores, não há energias telúricas negativas propriamente ditas.  As patologias seriam causadas pelo o acúmulo dessas energias no holossoma.
Tais energias podem ser aproveitadas para produzir uma corrente de baixa tensão eficaz por meio de baterias de terra.
Os plantochackras localizados nas plantas dos pés são os principais receptores da energia telúrica emanada pelo solo. As energias telúricas são absorvidas por esses chackras, sobem pelas pernas e são distribuídas pelo sistema energético do holossoma.
ENERGIA SINGULAR HUMANA
A energia humana é aquela produzida pela pessoa. Quando você transporta uma cadeira de um lugar para outro está utilizando a energia humana.
Muitos componentes do campo de energia humana já foram medidos em laboratório, como: eletrostáticos, magnéticos, eletromagnéticos, sônicos, térmicos e visuais. E estas mensurações foram adaptadas com os processos fisiológicos normais do corpo, até mesmo extrapolando-os, proporcionando um veículo para o funcionamento psicossomático. Essas medidas foram adequadas para demonstrar também que o campo de energia humana é de natureza particulada, possui movimentos parecidos com um fluido, como correntes de ar ou de água, são partículas minúsculas e até subatômicas.
O corpo humano é composto de 64% de solução salina chamada na medicina de "soro fisiológico" que é um bom condutor de eletricidade. A solução salina é chamada na eletrotécnica de "solução eletrolítica" que em contato com as células nervosas, gera bioeletricidade química.
A cada batida do nosso coração (pulsação) produz-se uma corrente de um ciclo por segundo de um watt de potência elétrica dissipada.
A potência elétrica e a resistência do corpo humano variam de um indivíduo para outro: dependem da constituição orgânica das células e da condutibilidade do corpo.
Dessa maneira verifica-se que o ser humano é uma máquina elétrica!
Somos constituídos dos mesmos elementos do Universo: moléculas, átomos, prótons, nêutrons e elétrons.
Segundo Einstein, todo corpo em virtude da sua constituição atômica, possui um campo de energia eletro magnética (aura do ser humano), fotografável pela câmara de Kirlian. O sistema nervoso constitui a rede de distribuição elétrica e as células são os semicondutores, funcionando à semelhança dos diodos e transmissores.
A bioeletricidade pode ser detectada através do eletrocardiograma e do eletro-encefalograma. A tensão eletrostática gerada durante as 24 horas do dia pode ser medida por meio de um sensível voltímetro eletrostático.
A condutibilidade do corpo humano varia com as características da pele; pele seca alta resistência, pele úmida baixa resistência. Analogamente, como se passa nos isoladores e condutores de eletricidade, o corpo humano acumula eletricidade quando a resistência é alta e descarrega eletricidade com facilidade quando a resistência é baixa. Felizmente a pele seca pode ser tratada com vitaminas adequadas que a medicina conhece.
O ser humano também tem necessidade de manter o equilíbrio elétrico do seu corpo da mesma maneira como faz o planeta. Ambos são regidos pela mesma lei elétrica. O ser humano é também uma estação de rádio, irradiando som e imagem a semelhança da televisão. Tendo a sua fonte de energia própria, ele é capaz de modular através do seu pensamento irradiar simultaneamente, ondas eletromagnéticas contendo sinais de som e imagem.
O corpo humano recebe energia a partir de quatro fontes primárias. Estes incluem carboidratos, gorduras, proteínas e álcool, em quantidades menores. Misturar corretamente essas energias nos ajuda a ter muita energia e manter um estilo de vida saudável.
Um estudo desenvolvido recentemente pela USP (Universidade de São Paulo), em conjunto com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), comprovou que a energia liberada pelas mãos tem o poder de curar qualquer tipo de mal estar. O trabalho foi elaborado devido às técnicas manuais já conhecidas, como o Johrei utilizado pela Igreja Messiânica do Brasil e o “passe” praticado pelo espiritismo. O processo de desenvolvimento dessa pesquisa nasceu em 2000, como tema de mestrado do pesquisador Ricardo Monezi, na Faculdade de Medicina da USP. Ele investigou quais seriam os possíveis efeitos da prática de imposição das mãos em 60 camundongos, nos quais foi possível observar um notável ganho de potencial das células de defesa contra células que ficam os tumores. Houve a constatação de que a imposição de mãos libera energia capaz de produzir bem-estar. As sensações proporcionadas por essas práticas analisadas por Monezi foram a redução da percepção de tensão, do stress e de sintomas relacionados à ansiedade e depressão.
Não temos como negar a existência da energia sutil em nós e em todo o Universo. Por isso a importância de nos dispormos a conhecer, a desfazer barreiras e preconceitos, para melhor podermos lidar com a nossa própria energia e também com a dos outros, com aqueles que mais convivemos e com os mais distantes ou desconhecidos.
ENERGIA DA NATUREZA
A natureza é um imenso oceano de vibrações e energias, onde os seres transitam, influenciando e sendo influenciado por essa torrente energética e vibratória.
Na natureza, a energia está em toda parte: na força das quedas d'água, nas plantas, nos animais, na erupção de um vulcão, na luz do sol, nos ventos, etc.
Absorver a energia da natureza pode ser uma solução para rejuvenescer a auto-estima de grande parte da população, submergida à crise econômica brasileira, sobretudo com o crescimento do desemprego. Todo ser humano, por meio de seu corpo, mantém um permanente relacionamento com as energias da natureza, através dos chackras. Assim, é possível absorver energia das plantas, dos minerais, da água, do ar e do sol. Ela é metabolizada pelo nosso corpo energético e o processo é fundamental para a evolução da consciência a planos mais elevados.
A energia da natureza é abundante e está disponível em toda parte: na força das quedas d'água, nas plantas, nos animais, na erupção de um vulcão, na luz do sol, através das árvores, cachoeiras, mares, pedras, ventos, lua ou qualquer outra fonte natural. Cada coisa encontrada na natureza corresponde a um ou mais elementos, possui vida e um espírito.
Os elementos da natureza são como fontes inesgotáveis de energia que quando corretamente utilizadas podem nos ajudar a curar, reenergizar e até mesmo manifestar um desejo.
A água e suas energias têm propriedades revigorantes e também atenuantes de emoções fortes e tempestades emocionais, geralmente nocivas a pessoas e ambientes. Além de reabastecer o indivíduo, a água absorve e transmuta qualquer tipo de energia, densa ou sutil, realizando trocas energéticas altamente proveitosas.
Cachoeiras, lagoas e lagos, rios, riachos e fontes de água doce suavizam as emoções por agir diretamente no campo astral do ser humano. Ao entrar em contato com esses locais, o corpo astral ou emocional abastece-se e é higienizado. Como a água possui a capacidade de absorver todas as frequências eletromagnéticas, assimila as energias densas anexadas à aura. Por essa razão, ao banhar-se ou tão-somente aproximar-se de tais sítios naturais, o indivíduo costuma sentir grande alívio.
Encontrada em mares e oceanos, a água salgada apresenta propriedades bem distintas. Por ter em sua constituição o sal, conhecido como sal marinho, é um elemento de polaridade energética yang, oposta à da água doce, cuja característica yin suaviza, eteriza ou "luariza" nossas vidas. Além disso, o oceano é o berço de toda a vida no planeta Terra, o que nos faz compreender o tipo de magnetismo mais primário e vigoroso que emana de si.
As águas marítimas energizam, revigoram e transmutam energias ainda mais densas ou cristalizadas na aura, oriundas de emoções fortes ou violentas, bem como aquelas que se encontram arraigadas no indivíduo, cultivadas por longo tempo. O sal e as ondas do mar, ao entrarem contato com o corpo físico, rompem a crosta de fluidos dos densos encontrados no duplo etérico, absorvendo imediatamente os miasmas, resíduos e parasitas energéticos. A sensação de alivio é quase imediata.
A água é um bom exemplo de substância que tem grande capacidade de acumular as energias sutis. Por isso se utiliza água benta na igreja católica e água fluidificada nos centros espíritas. Nos cultos protestantes também é comum a utilização de óleos ungidos.
As pedras são consideradas para os Wiccanianos verdadeiras baterias de energia natural. Todos podem sentir esta energia ao tocar em um mineral ou em simples pedra.
Como absorver essas energias da natureza
Energia das árvores: Escolha uma árvore que o atraia e abrace-a durante alguns minutos, respirando de maneira tranquila. Relaxe, feche os olhos e procure se fundir com a energia da árvore. Sinta como ela balança ao vento, ouça o barulho das folhas e procure entrar no estado mais próximo possível do silêncio interior. Esse exercício pode durar o tempo você quiser, mas, de cinco a dez minutos, é um bom período.
Energia da água: Procure uma praia, rio ou cachoeira, quanto mais cedo, melhor. Caminhe pela areia (energia mineral) durante algum tempo. É importante desenvolver a intuição e sensibilidade, a princípio, dez ou quinze minutos são um bom período e após isso entre no mar. A água, nos primeiros momentos, limpa e retira todas as energias negativas, depois, nos carrega com energia nova. Fique quanto tempo achar necessário e depois saia. Ande um pouco mais pela areia e você se sentirá revitalizado.
Energia da terra: Procure uma pedra grande o suficiente para que você possa se deitar sobre ela. Deite-se de costas e depois de frente, sinta o calor da terra, solte-se, tente fundir-se com a pedra e relaxe. Se alguma questão o está preocupando, veja se a terra não dá alguma solução através de uma ideia ou intuição quanto ao que fazer. Isso também vale para as árvores.
Energia do sol: Deite-se em um lugar adequado ao sol, antes das dez horas, e olhe para o céu, não para o sol. Respire profundamente com a intenção de, através da sua respiração, absorver a energia do sol. Imagine seu corpo sendo iluminado e preenchido com a luz do sol até as suas células. Respire com seus ossos (imagine a energia entrando através deles). Se você tiver algum problema específico de saúde, mande a energia para lá, dez minutos é um bom tempo médio para essa prática. Também se absorve a energia do sol filtrando a sua luz através das pálpebras com os olhos apertados, quase fechados. A luz bate nas pálpebras e se decompõe em reflexos semelhantes ao arco-íris. Isso pode ser feito também olhando para um reflexo do sol em um objeto brilhante ou metálico como um anel, por exemplo, sempre com os olhos quase fechados. É preciso ter cuidado. Olhar para o sol diretamente é extremamente perigoso e pode levar à cegueira.
Texto retirado da nossa apostila de Apometria.
Foto: seyler.eksisozuluk.com

#Chakras #Passes #Mantra #Energia #Espírita #Espiritismo #EstudoEspírita #ReformaIntima #DesgasteEnergetico #ReabastecimentoEnergetico #Tecnicas #Apometria #Quantico #Espiritualismo #Reike #FraternidadeBranca #Energias #Materia #FluidoCosmico #FluidoUniversal  #Fluido #EnergiaSolar #EnergiadasArvores #EnergiadaAgua #EnergiadaNatureza

Saúde e Doença





O estado do espírito tem uma relação íntima com seu corpo físico, muito além do que a ciência reconhece ou nós entendemos. É no Espirito, Atma, ou Centelha Divina, de onde partem a maioria das doenças que conhecemos hoje, derivadas de emoções negativas, que por tão mal resolvidas vem à tona mais intensamente.
Todos os pensamentos, ações, emoções, intenções, angustias, fobias e alegrias são representadas por energias que giram em torno da nossa psique. Quando essas formas pensamentos/sentimentos atingem nosso psicossoma, causa um bloqueio energético que consequentemente se fará notar no físico, seja ele um desequilíbrio emocional, psicológico ou até mesmo a doença em si.
Contudo, podemos afirmar que a procura pelo equilíbrio dessas emoções, atitudes sadias e a pratica de preceitos morais segundo os ensinamentos de Cristo, irão influenciar de forma positiva e bastante eficaz, interferindo diretamente no campo vibratório responsável pela origem da desarmonia mudando sua realidade de doença.
Fluídos

Tudo que existe no universo criado por Deus, não sendo espírito é Fluído Cósmico Universal, a matéria elementar, primitiva. Apresenta-se em estados que vão desde a eterização até a materialização, e estado rarefeito difunde-se pelos espaços penetrando nos corpos.

Fluidos Espirituais
É a matéria do mundo espiritual, a partir dela que se tiram todos os materiais sobre o que operam, inclusive para formar seu perispírito.

Fluidos Perispirituais
É o Fluido Cosmico Universal no períspirito, adquirindo características individuais, que os distingue dos demais. Circulam por todo períspirito (como o sangue no físico).

Ação dos Espíritos Sobre os Fluidos
É com o pensamento e a vontade que os espíritos agem sobre os fluidos. No “grande laboratório da vida espiritual” os espíritos dão a direção aos fluidos, mudam suas propriedades formando conjuntos com determinada aparência, cor, podendo até ser um feito inconsciente pois basta pensar e sentir algo para que ocorra efeitos sobre eles.
Os fluidos em si são neutros, não possuem qualidades especiais, próprias, passando a ter funções somente no momento em que são modificadas. Suas qualidades podem ser temporárias ou não, dependendo do impulso inicial do pensamento, podemos designar como:
- Aspecto Moral: ação de sentimentos (fluidos de ódio, amor, etc);
- Aspecto Físico: suas propriedades (excitantes, calmantes, reparadores, etc).
O períspirito absorve com facilidade os fluidos externos porque tem natureza idêntica, ao serem absorvidos causam efeitos bons ou maus, conforme a qualidade do mesmo.

Água Magnetizada ou Fluidificada

É um dos principais tratamentos que a Casa Espirita oferece, pois limpa, cura, faz todo o tratamento necessário por dentro.
Por meio dos recursos magnetizados, transportamos propriedades diversas, fluidificando-as com o tratamento necessário que o paciente necessite, ampliando seu potencial de cura.
Através das mãos do magnetizador, fluem energias benéficas, curativas que a água absorve lhes dando propriedades terapêuticas, necessitando de clima psíquico adequado para produzir o efeito desejado.

Texto retirado da nossa apostila de estudo.
Foto: Google Imagens.

#Chakras #Passes #Mantra #Energia #Espírita #Espiritismo #EstudoEspírita #ReformaIntima #DesgasteEnergetico #ReabastecimentoEnergetico #Tecnicas #Apometria #Quantico #Espiritualismo #Reike #Saúde #Doença #AguaMagnetizada #Fluido #FluidoCosmico #AguaFluidificada #CasaEspirita #Perispirito #Espirito #FluidoUniversal

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Karma




A palavra Karma significa literalmente “ação”, ela pertence à antiga língua sagrada da Índia (sânscrito). Trata-se de um termo de uso religioso que é utilizado nas doutrinas budista, hinduísta, jainista, sique, teosófica e na modernidade adotado pelo espiritismo. Nas religiões, o Karma é uma espécie de lei universal de causa e efeito.
Para cada ação praticada em vida, haverá uma reação providenciada pelo universo. De acordo com a crença na reencarnação, o Karma pode durar mais de uma vida e os acontecimentos na vida de cada pessoa são consequências de ações de vidas passadas.
Embora as religiões e filosofias indianas não incluírem o significado de culpa, castigo, remissão e redenção para o Karma, ele funciona como um tipo de ordem para determinar a importância dos comportamentos individuais. Existem algumas diferenças do significado do Karma nas doutrinas.

Karma no Espiritismo

O termo karma não é utilizado na doutrina Espírita codificada por Allan Kardec. Porém, existe o conceito da lei de ação e reação. No espiritismo, acredita-se que as ações dos homens terão necessariamente consequências. Quem pratica o mal, receberá o mal de volta na mesma intensidade, essa é uma lei natural, causa e efeito.


Texto retirado da internet.
Foto: Google.

#Chakras #Passes #Mantra #Energia #Espírita #Espiritismo #EstudoEspírita #ReformaIntima #DesgasteEnergetico #ReabastecimentoEnergetico #Tecnicas #Apometria #Quantico #Espiritualismo #Reike #RegistroAkashico #Karma